Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Autoridade Nacional
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Autoridade NacionalAutoridade Nacional
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

UEA recebe Prêmio Mérito Ambiental 2023

1 de fevereiro de 2024
Compartilhar

A universidade conquistou a categoria “Preservação e Sustentabilidade Ambiental”. O prêmio foi concedido pela Associação dos Engenheiros Ambientais do Amazonas (Aenambam).

Foto: Jonas Coelho/UEA Em celebração às melhores práticas de desenvolvimento sustentável e ambiental, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu o Prêmio Mérito Ambiental 2023, na categoria “Preservação e Sustentabilidade Ambiental”. A premiação foi concedida na quarta-feira (31/01) e entregue pela Associação dos Engenheiros Ambientais do Amazonas (Aenambam).

A presidente da Aenambam, engenheira ambiental Janeth Fernandes da Silva, conduziu a abertura da cerimônia, ao lado do diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-AM), Afonso Lins, e do representante do Inmetro, engenheiro ambiental Marcio André Oliveira Brito.

Para o reitor da UEA, André Zogahib, o reconhecimento é resultado dos esforços da universidade. “É com muita alegria que recebemos essa premiação. Ratificamos o nosso compromisso e a responsabilidade com o desenvolvimento sustentável nas suas ações com a gestão ambiental. A UEA tem o compromisso na formação de recursos humanos e de capacitar em lugares mais longínquos do nosso Estado. Penso que a educação ambiental precisa permear por todos os cursos, assim, assim teremos uma consciência mais sustentável”, pontuou.

Em 2023, a UEA, pelo quarto ano consecutivo, integrou o ranking do UI GreenMetric, sendo a única instituição do Amazonas na lista das mais sustentáveis do mundo. O índice avalia e classifica os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o mundo. O ranking 2023 foi divulgado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28). No ranking, as universidades recebem uma pontuação em seis categorias: ambiente e infraestrutura; energia e mudanças climáticas; resíduo; água; transporte; e ensino e pesquisa.

Ainda no segmento, a UEA atua com diversas ações ambientais como: a realização do Fórum de Gestão Ambiental; a produção do “Boletim regional, urbano e ambiental de Manaus”, idealizado pelo curso de Ciências Econômicas; a cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE), que integra a cooperação e o intercâmbio técnico-científico a serem desempenhados nas áreas de engenharia, meio ambiente, sistemas elétricos, tecnologia da informação e sustentabilidade, além da cooperação para a realização do “III Simpósio Internacional sobre gestão ambiental e controle de contas públicas – O papel dos TCE’s”.

Além disso, a UEA já formou mais de 300 gestores ambientais. Atualmente, a universidade conta com a oferta do curso nos municípios de Santo Antônio do Içá, Ipixuna, Nova Olinda do Norte e Jutaí. Também oferta o mestrado e doutorado em Direito Ambiental, este último sendo o primeiro doutorado em Direito na Amazônia Ocidental.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sine Amazonas divulga 149 vagas de emprego para esta terça-feira

17 de março de 2025
Amazonas

PC-AM esclarece mudanças na Lei Maria da Penha e orienta vítimas a denunciarem violência doméstica

17 de março de 2025
Amazonas

Feiras de Produtos Regionais da ADS seguem cronograma e apresentam novidades nesta semana

17 de março de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagens de quatro pessoas desaparecidas

17 de março de 2025
Amazonas

PIB do Amazonas cresce 2,21% no 4º trimestre de 2024

17 de março de 2025
Amazonas

Cigás participa de debates e exposição do Amazonas Óleo, Gás e Energia 2025

17 de março de 2025
Autoridade NacionalAutoridade Nacional