Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Autoridade Nacional
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Autoridade NacionalAutoridade Nacional
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Sepror participa de oficinas de ordenamento pesqueiro no município de Careiro da Várzea

23 de fevereiro de 2024
Compartilhar

A Secretaria também realizou curso de capacitação em boas práticas de manejo e gestão na piscicultura na AM-070, em Iranduba

Foto: Isaac Maia/Sepror

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), participou, no período de 20 a 22 de fevereiro, de oficinas de ordenamento da pesca do Mapará, no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). A atividade faz parte das ações preparatórias para a pesca ordenada do Mapará (Hypophthalmus sp.) de 2024, que será realizada no complexo de lagos da Área de Proteção Ambiental Ilha do Careiro-Lago do Rei.

Representando a Sepror, o coordenador do Departamento de Aquicultura da Sepa, João Bosco Ferreira, moderador das oficinas, informou que em março serão realizadas seis oficinas de ordenamento pesqueiro no município, na Vila do Careiro, Cambixe e Inema. A Sepror, em parceria com o Sebrae e a prefeitura de Careiro da Várzea, realiza a condução técnica das oficinas, com objetivo de apresentar, discutir e deliberar sobre as regras do Regimento Interno da pesca do Mapará.

Foto: Isaac Maia/Sepror

“As principais regras validadas nas oficinas foram sobre a quantidade de redes de pesca que poderão ser utilizadas em cada embarcação, o tamanho da malha, o período da pescaria, acesso e atores locais que poderão realizar a pesca, a partir do dia 16 de março, quando finaliza o período de defeso do Mapará. E foi realizado, também, o credenciamento de pescadores e de canoas que participarão da pesca deste ano”, disse Bosco Ferreira.

Durante as oficinas, foi apresentado um relato histórico do processo de ordenação da pesca no Lago do Rei, que teve início em fevereiro de 2008, quando foi realizada uma reunião para tratar da pesca do Mapará de forma ordenada, após a espécie entrar no defeso com o advento da Portaria Ibama nº 48/2007.

Para o pescador Janderson França, morador da região da Praia da Justina, zona rural do Careiro da Várzea, “a pesca do Mapará tem grande importância, pois em apenas dois dias a pescaria rende o equivalente a um mês de pesca de outras espécies”, avaliou.

O custeio das oficinas foi realizado pelo Sebrae-AM e pela prefeitura de Careiro da Várzea.

Foto: Isaac Maia/Sepror

Capacitação

A Sepror, através da Sepa, realizou um curso de capacitação em boas práticas de manejo e gestão na piscicultura, na quinta-feira (22/02), onde foram abordados temas como qualidade de água, manejo da criação, biometria, regularização ambiental, aspectos econômicos. A capacitação foi realizada na rodovia AM-070, quilômetro 24, Comunidade Novo Catalão, em Iranduba. Mais de 30 piscicultores participaram do curso.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sine Amazonas divulga 149 vagas de emprego para esta terça-feira

17 de março de 2025
Amazonas

PC-AM esclarece mudanças na Lei Maria da Penha e orienta vítimas a denunciarem violência doméstica

17 de março de 2025
Amazonas

Feiras de Produtos Regionais da ADS seguem cronograma e apresentam novidades nesta semana

17 de março de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagens de quatro pessoas desaparecidas

17 de março de 2025
Amazonas

PIB do Amazonas cresce 2,21% no 4º trimestre de 2024

17 de março de 2025
Amazonas

Cigás participa de debates e exposição do Amazonas Óleo, Gás e Energia 2025

17 de março de 2025
Autoridade NacionalAutoridade Nacional